O que é capacho? 7 Dúvidas Frequentes

Você sabe o que é capacho? Este post traz sete questões essenciais sobre esse elemento.

  1. O que é capacho?

Ok, capachos são, de fato, tapetes. Entretanto, trata-se de uma variedade bastante específica que geralmente é colocada em portas para garantir a higiene dos ambientes. Isso significa que são bastante funcionais, e não apenas elementos decorativos. É por isso que se diferenciam dos tapetes de pano e que sua fabricação demanda o uso de materiais resistentes.

Embora isso possa levar à dedução de que a fabricação de capachos é limitada e a variedade do produto restrita, este pensamento é equivocado. Na verdade, existem muitas opções, e alguns dos materiais mais utilizados são: nylon; fibra de vinil; borracha; fibra de coco; palha; polipropileno, e fibra natural.

O que significa capacho?

Além do significado literal (que pode ser resumido em: tapete resistente usado para limpar solas dos pés), no vocabulário popular a palavra capacho também pode fazer referência a uma pessoa bajuladora. Há ainda um uso quase extinto no português brasileiro, que diz respeito a um saco feito com arbusto que servia para esquentar os pés.

Para que serve capacho?

O fato de capachos serem elementos muito funcionais para reter sujeiras não anula o fator estético: este utensílio pode proporcionar conforto e complementar a decoração. Também neste sentido, são muitas opções: há capachos simples, discretos, chiques, elegantes, engraçados, descontraídos...

Além disso, é possível utilizá-los até mesmo como estratégia de marketing, pois podem carregar mensagens ou ajudar a firmar identidade de marca.

  1. Saiba as vantagens de usar um capacho de porta

Existem três benefícios principais na utilização de capacho de porta: limpeza, conforto e personalização estética.

Quanto à higiene, o capacho é o material ideal: a textura da face que fica virada para cima facilita a retenção de sujeiras, ao mesmo tempo em que é muito simples de limpar, por ser impermeável. A maior parte dos capachos é colocada na soleira das portas, quase sempre no lado de fora, de modo a prevenir que ambientes internos sejam contaminados.

O conforto também é algo que os capachos resolvem de forma simples: a face que fica rente ao chão é antiderrapante e o material não é inflamável, garantindo segurança aos usuários.

Por fim, no que diz respeito à personalização estética, são inúmeras alternativas: decorar ambientes, representar marcas ou transmitir mensagens – este é mais um motivo pelo qual são colocados nas portas: quando alguém conhece o espaço, recebe de imediato a informação que você quer passar.

Mensagem de bem-vindo

tapete bem vindo

Entre as mensagens que podem ser inseridas em capachos, sem dúvida a mais tradicional é a de “bem-vindo”, útil tanto a casas e apartamentos quanto a lojas e empresas. Contudo, a variedade de fontes, cores e estampas garante que capachos de bem-vindo sejam sempre surpreendentes.

  1. Capachos podem ser usados na cozinha?

Uma vez que são materiais simples de limpar e antiderrapantes, não apenas podem ser utilizados na cozinha, como seu uso é recomendável: facilita a manutenção e decora o ambiente.

  1. Conheça os principais tipos de capacho

A diversidade dos capachos não é consequência apenas dos vários materiais usados na fabricação. Para além disso, formatos, texturas e estampas são explorados.

E há ainda um ponto essencial que diferencia os capachos: sua aplicação. Nesse sentido, podem ter foco na higienização dos espaços, na decoração de ambientes ou na identidade de marcas.

Quanto à higienização, destaca-se o capacho sanitizante. Para decoração, uma excelente pedida são os capachos divertidos. Por fim, para identificar marcas, capachos personalizados com logos ou slogans são perfeitos.

  1. O que é capacho sanitizante?

tapete-sanitizante

Também chamado de capacho higienizador, propicia não só a retenção de sujeiras visíveis e poeira. Mais do que isso, serve para isolar microrganismos propagadores de infecções, como bactérias, vírus e protozoários.

O capacho sanitizante é comprovadamente eficiente como barreira química contra o novo coronavírus, e estima-se que seja capaz de reter 90% dos agentes infectantes.

Assim, este tapete, além de ser uma opção bastante interessante para proteger residências (especialmente em tempos de pandemia), e locais nos quais circula muita gente, como shoppings e condomínios, é item indispensável para consultórios e ambientes hospitalares.

Como funciona?

Além de, como qualquer capacho, ser fabricado com material resistente, o tapete sanitizante funciona como uma bandeja: tem a borda elevada, o que serve para reter uma solução desinfetante que é aplicada no centro do capacho.

Para que funcione de forma adequada, o tapete higienizante deve ser colocado na área externa, e outro capacho no lado de dentro das portas. Além disso, é recomendado trocar a solução de desinfecção a cada três horas.

  1. Quais são os tipos de capachos divertidos?

Os capachos divertidos têm como principal função auxiliar na decoração. Por isso, além da aplicação nas portas, também se adequam a ambientes internos.

Capachos geeks e nerds

tapete vinil geek star warrior

Entre os capachos divertidos, os modelos geeks e nerds são os preferidinhos. Através de frases, ilustrações ou estampas, fazem referência a elementos da cultura pop, como séries, músicas, filmes, games e livros.

Capacho de Friends

Um dos modelos mais famosos sem dúvida é o capacho de Friends. Um clássico!

Capacho do Harry Potter

E no que diz respeito a livros e filmes, o tapete do Harry Potter é o maior sucesso!

Capachos fofos

Outra tendência entre os capachos divertidos são os tapetes fofos. Através de ilustrações minimalistas e cores delicadas, qualquer ambiente fica mais aconchegante.

Capachos de frutas

Os capachos de frutinhas são lindíssimos e combinam bem com outros elementos decorativos.

Capachos de bichinhos

tapete aqui mora meu dono

Capachos de bichinhos são o xodó das portas – e da Internet! Além de super fofos, esses tapetes também são engraçadinhos.

Capachos de gatos

Os capachos de gatos são os mais procurados. E são mesmo uma fofura!

Capachos temáticos

tapete de natal

Há ainda capachos para ocasiões específicas, como Halloween, Natal, Páscoa... É uma ideia criativa para fazer a casa toda entrar no clima.

Quais são os diferenciais dos capachos divertidos?

O mais legal dos capachos divertidos é que mostram os gostos e a personalidade do dono da casa. E são um presente muito bacana.

Posso fazer um capacho personalizado?

tapete personalizado

Sim! E se o que você valoriza é comodidade, basta encomendar um capacho exatamente como idealiza e poupar tempo. Mas se você quer economizar, pode comprar um capacho liso e customizar em casa.

Quais as vantagens de personalizar o capacho?

O que é capacho personalizado senão uma forma de expressar aquilo que melhor te representa? Você pode imprimir sua frase favorita, estampas únicas, ou a logo da sua empresa.

Compartilhe em suas redes sociais:

Posts Recentes:

master-tapetes-personalizados-lt
Rua dos Curiangos, 140
BH | MG - CEP: 31744-310
Política de trocas e devolução
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram